Sobre o Procedimento
A aplicação da toxina botulínica tipo A (Botox®, Dysport® ou Xeomin®) é um procedimento rápido e seguro, realizado em consultório. Para os pacientes mais sensíveis pode ser aplicado uma pomada anestésica e uma compressão com gelo. Utiliza-se uma agulha muito fina, em pontos específicos da mímica relacionados às rugas. A ação da toxina é notada após três dias de sua aplicação e vai aumentando gradativamente, com duração de 6 meses aproximadamente, a depender da região aplicada. Após este período, poderá ser reaplicada.
Os demais procedimentos da cosmiatria como peelings químicos e preenchimentos dérmicos podem ser associados à aplicação da toxina, assim como os procedimentos cirúrgicos de rejuvenescimento facial, como blefaroplastia (cirurgia plástica das palpebras) e ritidoplastia (lifting facial).
- Rugas e Linhas Frontais
- Rugas e Linhas Glabelares
- Rugas e Linhas Peri-Orbitais (pés de galinha)
- Elevação das Sobrancelhas
- Rugas e Linhas Periorais (código de barras)
- Pescoço e Bandas Platismais
Por quê escolher o Cirurgião Plástico para Aplicação?
O planejamento dos pontos de aplicação deve ser individualizado, pois a anatomia dos músculos da mímica varia de pessoa, assim como as características da própria pele. Neste sentido, a escolha de um professional familiarizado com a anatomia cirúrgica (cirurgião plástico) da mímica facial pode influenciar diretamente no resultado.
Usos terapêuticos
Hiperhidrose – Sudorese Excessiva
A hiperidrose é uma condição caracterizada pela transpiração aumentada (sudorese excessiva) mesmo sem fatores desencadeantes como calor, atividades físicas, nervosismo ou medo. Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas como as axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha.Enxaqueca – Dores de Cabeça
A hiperidrose é uma condição caracterizada pela transpiração aumentada (sudorese excessiva) mesmo sem fatores desencadeantes como calor, atividades físicas, nervosismo ou medo. Diferentes regiões do corpo podem ser acometidas como as axilas, palma das mãos, rosto, cabeça, sola dos pés e virilha.Paralisia Facial
Os músculos da face servem como cobertura e proteção para a cavidade oral e globos oculares, além de permitir diversas expressões faciais. Os músculos da face são envoltos pela fáscia superficial, que se fixa por meio de septos fibrosos na derme. A fáscia superficial mescla a contração de vários músculos faciais, que se interdigitam, permitindo variações sutis nas expressões humanas. O nervo facial controla os 17 músculos responsáveis pelos movimentos e expressões facial. O comprometimento da função deste nervo configura a paralisia facial, podendo causar diminuição ou ausência da mímica facial, alteração na fala, perda de saliva e impossibilidade de assobiar.
Sialorréia – Produção Excessiva de Saliva
A sialorréia pode ser causada por disfunções neuromusculares, por hipersecreção, ou alteração anatômica. As doenças neurológicas são a causa mais comum, como paralisia cerebral, Parkinson, AVC, esclerose múltipla, dentre outras. Na doença neurológica, geralmente não há aumento da produção de saliva, mas sim inabilidade de deglutição da saliva, presente principalmente em pacientes disfágicos. A sialorréia por hipersecreção geralmente está associada a algum processo inflamatório da cavidade oral, uso de algumas medicações anticonvulsivantes ou tranquilizantes, refluxo gastroesofágico ou exposição a algumas toxinas. Normalmente, somos capazes de lidar com o aumento do fluxo de saliva, entretanto, doenças que possam causar alteração da sensibilidade, impedem o paciente de sentir a saliva para degluti-la.