Blefaroplastia

Sobre o procedimento

A cirurgia das pálpebras (blefaroplastia) melhora a aparência das pálpebras superiores e inferiores, assim como na área ao redor dos olhos.
A cirurgia da pálpebra superior remove o excesso de pele e bolsas de gordura, trazendo alívio daquela sensação de inchaço. Na pálpebra inferior, a frouxidão dos tecidos, as rugas finas e as olheiras (sulco das lágrimas) também são tratadas, além do excesso de pele e das bolsas de gordura. Os resultados da cirurgia da pálpebra são começam a aparecer após 3 semanas, mas o refinamento do resultado ocorre por volta de 3 meses. Geralmente as cicatrizes tornam-se imperceptíveis com seu amadurecimento.

O resultado final varia de paciente para paciente, e está relacionado ao grau de flacidez e elasticidade da pele e ligamentos da região peri-orbitaria. O tabagismo deve ser interrompido no pré-operatório pois prejudica a irrigação sanguínea dos tecidos e pode levar a necrose de pele. O uso de medicações como aspirina, antiinflamatórios, anticoagulantes e medicamentos naturais sempre deverá ser informado no pré-operatório, pois podem provocar sangramentos indesejáveis durante ou após a cirurgia. Para os pacientes hipertensos, é aconselhável o controle medicamentoso adequado no período pré-operatório. A pressão elevada aumenta o inchaço e prolonga o período de recuperação.

Embora seja considerada uma cirurgia segura quando realizada por cirurgiões devidamente habilitados e em ambiente cirúrgico adequado, a blefaroplastia apresenta risco de complicações. Os principais agravamentos são: quemose (inchaço e inflamação da conjuntiva do olho), mal posicionamento palpebral, hematomas da conjuntiva e retrobulbar (posterior ao globo ocular), infecção, maior exposição da conjuntiva ocular, ectrópio, ptose palpebral (queda da pálpebra superior), lacrimejamento, sensação de corpo estranho. Como complicação maior que requer tratamento de emergência destacamos o hematoma retrobulbar, que pode levar a cegueira. Os sintomas neste caso são dor ocular, visão dupla com queda da acuidade visual, prejuízo da movimentação do globo ocular e projeção anterior do globo ocular.

Antes e Depois

Demonstro a seguir fotos de antes e depois para ilustrar resultados de alguns pacientes submetidos a blefaroplastia e procedimentos auxiliares como a enxertia de gordura no sulco das lágrima (tratamento de olheiras).

*Todas as imagens são de pacientes do nosso consultório e possuem autorização prévia para exibição no site.

Orientações Pós-Operatórias

  •  O uso de cinta modeladora é imprescindível no pós-operatório, ajudando a remodelar o novo formato do abdômen, diminuir o acúmulo de líquidos e também acelerar a recuperação através da  compressão da região operada.
  •  Pacientes submetidos à abdominoplastia devem permanecer em repouso por cerca de 05-07 dias, evitando retificar o corpo neste período (deve andar curvada).  Ao dormir, também deverá manter a posição curvada.
  •  O uso de dreno pode ser necessário para remoção de líquidos que se formam abaixo da pele, facilitando a cicatrização e promovendo uma recuperação mais rápida. Ele é retirado nos dias seguintes à cirurgia conforme cada caso.
  •  Sessões de Drenagem Linfática e Ultrassom aceleram a recuperação, promovendo a absorção de líquidos e melhorando a cicatrização interna.
  •  O retorno às atividades costuma ser permitido após 02 a 03 semanas, a depender do grau de esforço de cada profissão.
  •  O resultado final pode ser apreciado somente com acomodação total dos tecidos, que ocorre tipicamente após 03 a 06 meses.
Agenda On-line