Sobre o procedimento
A abdominoplastia tem o objetivo de remover o excesso de pele da região abdominal e tratar o afastamento da musculatura (diástase), ocasionados pela perda de peso ou gestação. Com muita frequência associamos a lipoaspiração para tratar gordura localizada tanto no abdômen quanto nas costas (lipoabdominoplastia) com possibilidade de utilizarmos a mesma gordura coletada para aumento de regiões de interesse como os glúteos por exemplo (lipoenxertia/lipoescultura).
O resultado final varia de paciente para paciente, e está relacionado ao IMC (índice de massa corpórea), percentual de gordura, biotipo, grau de flacidez e elasticidade da pele, status nutricional, idade, presença de estrias, fototipo da pele, características individuais da cicatrização, dentre outros fatores.
Demonstro a seguir fotos de antes e depois para ilustrar resultados de alguns pacientes (após consentimento)
Embora seja considerada uma cirurgia segura quando realizada por cirurgiões devidamente habilitados e em ambiente cirúrgico adequado, a abdominoplastia apresenta risco de complicações. Os principais agravamentos são: formação de seromas, hematomas (sangramentos), infecção, deiscência de ferida operatória (abertura de pontos), necrose de pele e cicatrizes inestéticas (alargadas ou hipertroficas/queloidianas). As complicações sistêmicas mais preocupantes são: trombose venosa e embolia pulmonar.
Antes e Depois
Não há melhor maneira de comprovar a qualidade e o comprometimento do que com grandes resultados. Nesta galeria, apresentamos transformações impressionantes que falam por si só.
*Todas as imagens são de pacientes do nosso consultório e possuem autorização prévia para exibição no site.
Orientações Pós-Operatórias
- O uso de cinta modeladora é imprescindível no pós-operatório, ajudando a remodelar o novo formato do abdômen, diminuir o acúmulo de líquidos e também acelerar a recuperação através da compressão da região operada.
- Pacientes submetidos à abdominoplastia devem permanecer em repouso por cerca de 05-07 dias, evitando retificar o corpo neste período (deve andar curvada). Ao dormir, também deverá manter a posição curvada.
- O uso de dreno pode ser necessário para remoção de líquidos que se formam abaixo da pele, facilitando a cicatrização e promovendo uma recuperação mais rápida. Ele é retirado nos dias seguintes à cirurgia conforme cada caso.
- Sessões de Drenagem Linfática e Ultrassom aceleram a recuperação, promovendo a absorção de líquidos e melhorando a cicatrização interna.
- O retorno às atividades costuma ser permitido após 02 a 03 semanas, a depender do grau de esforço de cada profissão.
- O resultado final pode ser apreciado somente com acomodação total dos tecidos, que ocorre tipicamente após 03 a 06 meses.